• Home
  • Iniciativas Anuais

Festa Tradicionais (25 Abril)

As tradicionais Festas em honra do nosso Santo Padroeiro, São Marcos Evangelista, e que dá o seu nome à nossa aldeia, vêm já de tempos imemoráveis. São celebradas anualmente a 25 de Abril (quis o destino, por coincidência, no mesmo dia que é celebrada a nossa Revolução dos Cravos).

Com um programa inicialmente mais espartano, com a celebração de uma Missa em Honra de São Marcos e Nossa Senhora, seguida de uma Procissão pelas ruas da aldeia, onde muitos dos fregueses participam no transporte dos Andores com muito entusiasmo, as celebrações foram crescendo ao longo dos tempos com a adição da Feira Tradicional durante o dia e o Baile musical na noite no famoso “Casão”.

Com o avançar dos anos, as celebrações foram crescendo para além do dia 25 ao incluir mais dias nos festejos com diversas animações musicais e atividades durante os dias que fazem o deleite de miúdos e graúdos. É o dia de regressar à terra, as pessoas que residem fora, tem por tradição regressar nesse dia e as casas da aldeia enchem-se de pessoas, para contentamento de todos, matam-se saudades e recordam-se tempos vividos que muito alegra quem lá vive e quem regressa á santa terra.

Aleluia (Páscoa)

Em São Marcos da Ataboeira, a Páscoa é sinónimo de Aleluia, uma tradição que remonta aos Anos 50 do século passado com dezenas de jovens a percorrer as localidades da freguesia (Figueirinha, Guerreiro, Salto e, por fim, São Marcos da Ataboeira), onde os elementos da comitiva entraram casas adentro, entrando por uma porta e saindo por outra, para as abençoar “chocalhando” os seus chocalhos.

Criado em meados do Século XX, a tradição da Aleluia, sempre no sábado que antecede a Páscoa, era um “exclusivo” dos rapazes da terra, que iam inclusive apanhar o resmono e enfeitar a igreja.

Depois, no sábado de Aleluia, juntavam- se e iam a pé percorrer as ruas da aldeia e também os montes da freguesia, recebendo da população almece. O périplo durava até às 11h00, altura em que os jovens tinham de dar nove voltas à igreja, entrando por uma porta e saindo por outra.

Em meados dos Anos 90, esta tradição voltou a ganhar força, através de um grupo de amigos. Desde então, e de ano para ano, a Aleluia no sábado de Páscoa em São Marcos da Ataboeira tem vindo a crescer, envolvendo hoje pessoas de todos os géneros e idades, sendo também a única localidade do concelho de Castro Verde onde se toca a Aleluia.

Arraial dos Santos Populares (Junho)

Em São Marcos da Ataboeira também se festeja o Santo António, com toda a sua alegria e música popular, sem faltar a tradicional sardinha no pão e diversão. As festas dos Santos Populares em São Marcos da Ataboeira, têm como data móvel habitualmente um dos fins-de-semana de junho, normalmente aquele que se segue ao dia de Santo António.

Inicialmente uma pequena festa na nossa aldeia, ganhou, a partir de 2016, maior dimensão com a introdução do desfile da Marcha Popular de São Marcos da Ataboeira no seu programa anual.

A Marcha Popular de São Marcos da Ataboeira, criada em 2016, é única no concelho de Castro Verde e junta homens e mulheres de todas as idades, sendo o seu desfile inaugural todos os anos durante as Festas dos Santos Populares. De seguida, e como já vai sendo habitual, atuam em outras festas pelo concelho e outras zonas do País.

Festas Nossa Senhora Aracelis (Setembro)

Um local de peregrinação anual desde há muitos séculos atrás, a romaria realizava-se por tradição no último fim-de-semana de agosto. Os agricultores da região juntam-se para pedir à Santa Padroeira um bom ano agrícola para a campanha que se avizinhava, enquanto a sua imagem circulava processionalmente em redor da ermida.

Com o passar dos tempos esta tradição foi esmorecendo, mas ficando sempre nas memórias das nossas gentes.

Foi com base nesta memória, que as freguesias de São Marcos da Ataboeira e da Alcaria Ruiva, em parceria com os municípios de Castro Verde e de Mértola, decidiram voltar a realizar, agora durante o 2º fim de semana de setembro, as tradicionais festas em honra de Nossa Senhora de Aracelis, junto à capela localizada entre a Freguesia de São Marcos da Ataboeira e da Freguesia da Alcaria Ruiva, e que conta com uma vista única.

O cartaz, por regra, incluiu as tradicionais cerimónias religiosas, através de uma Missa e da Procissão tal como era realizada antigamente, e de vários espetáculos musicais ao longo do dia e pela noite dentro.

Desde então que esta tradição se mantém, levando anualmente até este local centenas de pessoas.